Todas as Publicações dos Clubes

ROTARACT e escolas de Cerro Largo marcaram “Um gol pela igualdade”

Desde o mês de abril de 2019 rotaractianos do clube de Cerro Largo pensaram em ações para chamar a atenção para a Copa do Mundo Feminina. Foi com o intuito de promover a reflexão a respeito da igualdade de gênero e de incentivar as instituições de ensino a mobilizarem-se para a competição feminina assim como se mobilizaram para a edição masculina da competição – ocorrida em 2019, que surgiu o projeto UM GOL PELA IGUALDADE. Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Cerro Largo, membros do Rotaract visitaram todas as escolas do município (rede municipal, estadual e privada), entregando material sobre a Copa do Mundo e sobre a falta de equidade entre homens e mulheres constatada no esporte. A cada visita, além da entrega do material, acontecia uma conversa sobre a importância das escolas aderirem à causa da igualdade de gênero, dentro e fora dos esportes. A Copa do Mundo aconteceu e as escolas atenderam ao apelo do Rotaract: foram pesquisas, ornamentações, torcidas e outras atividades que, com certeza, deixaram uma mensagem de igualdade, respeito e empoderamento. A ação que marcou fim do projeto ocorreu no dia 5 de julho, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach – apadrinhada pelo Rotaract Club de Cerro Largo. Na oportunidade, times femininos foram montados e amistosos foram jogados, mostrando a todos que futebol também é esporte para meninas.

por

Amor Canino

O projeto nasceu da necessidade que o clube encontrou quando realizou uma ação de entrega de ração no dia 20/03/2017 para um casal que cuida de mais de 50 cães que foram abandonados. Waldemar (Neco) e Celina dão abrigo, alimentação e acolhem cães que são abandonados e/ou estão em situações de vulnerabilidade e desamparo. Sem nenhum auxílio dos órgãos públicos ou de outras pessoas, Neco e Celina tentam, com muita dificuldade, não deixar os cães passarem necessidades e os cuidam com muito amor afeto. Depois que o clube conheceu essa realidade, começou a se pensar em algo que pudesse realmente trazer uma mudança significativa e duradoura na vida deste casal e dos animais. Por isso surgiu a ideia da construção de casinhas de madeira e arrecadação de ração para os cães. Para ter orçamento e verba para a realização do projeto, o clube auxiliou no Café Colonial do Rotary Club Ijuí Colmeia e recebeu R$ 1.200,00 como agradecimento pelo trabalho desenvolvido. Parte deste valor (R$ 545,19) foi utilizado no projeto. Com este valor em caixa para a realização do projeto, os integrantes do clube se dividiram e partiram para a pesquisa de preço dos materiais necessários para a divulgação do projeto e construção das casinhas. Para a divulgação, foram utilizados flyers nas agropecuários, clínicas veterinárias, pet shops e mercados. Além de publicações no Facebook, Instagram e contato via WhatsApp. Já para a construção das casinhas, o clube utilizou 18 litros de tinta acrílica fosca, 225 metros de madeira pinus para as paredes, 90 metros de ripas de sustentação, 50 m² de lonas de banner para o telhado, 50 m² de madeira para o soalho das casinhas. Contando desde a data de criação dos flyers até a entrega das casinhas e doações, o projeto levou 45 dias para ser finalizado. Neste tempo, quase em todos os finais de semana os companheiros se dedicavam à construção e pintura das casinhas, paralelamente à busca por doações. O projeto contou com o grande auxílio do senhor Antônio Hintz de Lima, pessoa conhecida na cidade de Ijuí por construir casinhas para cães de forma voluntária. Seu Antônio se dispôs prontamente a ensinar os companheiros do clube todo o processo de construção das casinhas. Foi graças à sua dedicação e disponibilidade que o clube conseguir construir, pintar e entregar 25 casinhas.

por

PROJETO DE “MEIO AMBIENTE” SE DESTACA EM NÍVEL DISTRITAL

Durante a XXXVI CODIRC, em Panambi, ocorreu a fase semifinal do Concurso Distrital de Projetos. Do clube de Cerro Largo, o projeto “Eco Horta”, apresentado pelo companheiro Lucas Columbaro, se destacou, conquistando a 2ª colocação no concurso. A “Eco Horta” foi feita por rotaractianos, no mês de outubro de 2018, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Otto Flach – CIEP. Os principais objetivos do projeto foram ensinar uma das alternativas da reutilização das garrafas PETs e desenvolver o conservacionismo, através da construção de uma horta suspensa, feira com as garrafas.

por

brigadeiract

O Club de Santo Angelo vendeu seus deliciosos e famosos docinhos, os interactianos venderam docinhos em suas escolas. Projeto feito pela proposta de combater a timidez, aumentar o caixa do Club, integracao com os interactianos e dotes culinarios.  Projeto foi realizado na casa dos interactianos e a escola que vendemos foi Escola Marista Santo Angelo, durante o projeto os interactianos fizeram novas amizades e tambem compartilharam dicas e receitas. Durante a venda dos docinhos os interactianos perderam a timidez e conseguiram vender muitos doces. 

por

Localizar site dos clubes